quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

lembranças do Congresso Brasileiro de Poesia

 


Lembranças do Congresso Brasileiro de Poesia

Bento Gonçalves-RS – 2015

 

Jura secreta 16

para may pasquetti


fosse esta menina Monalisa

ou se não fosse apenas brisa

diante da menina dos meus olhos

com esse mar azul nos olhos teus

não sei se MichelÂngelo

Da Vinci Dalí ou Portinari

te anteviram

no instante maior da criação

 

pintura de um arquiteto grego

quem sabe até filha de Zeus

e eu Narciso amante dos espelhos

procuro um espelho em minha face

para ver se os teus olhos

já estão dentro dos meus

 

Artur Gomes

do livro Juras Secretas

Editora Penalux - 2018

https://secretasjuras.blogspot.com/

 

Este poema foi escrito em 2006. Quando cheguei a Bento Gonçalves, para dirigir uma Oficina de Poesia Falada no CEFET-Bento, encontrei May na porta do Hotel VinoCap me esperando. Ela já havia me visto falando poesia pelas Escolas da cidade. Me passou mensagens por e-mail dizendo-me que um de seus sonhos era falar poesia no palco junto comigo. E em 2006 subimos no palco juntos, numa homenagem que fizemos para o Centenário do poeta Mário Quintana. Depois foram mais 10 anos de parcerias nas performances e recitais no Congresso Brasileiro de Poesia.

Em 2007/2008 foi minha parceira na performance O Amor Em Estado de Vinho e Uva que fizemos durante a programação da FENAVINHO. Neste ano foi a primeira vez que interpretei poemas do poeta e padre Oscar Bertoldo, assassinado barbaramente na região serrana do Rio Grande do Sul.



XXIII Congresso Brasileiro de Poesia - 25 Anos

De 5 a 10 de Outubro - Bento Gonçalves-RS

Artur Gomes e May Pasquetti se encontram no palco pela 10ª vez no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves-RS

Tudo começou em 2006 quando Artur Gomes, dirigiu no CEFET Bento, uma Oficina de Poesia Falada para montar com estudantes de Bento Gonçalves um recital em comemoração ao centenário do poeta gaúcho Mário Quintana.

May Pasquetti, que além de uma bela atriz é hoje doutoranda em bioquímica na UFRGS, foi uma das alunas selecionadas para o recital, e a partir de então, se tornou, como afirma o próprio poeta, sua grande parceira de palco.

Artur Gomes afirma que May Pasquetti é a grande intérprete de seus poemas, e como musa o inspirou a escrever esta sua Jura Secreta 16.

 fosse essa menina Monalisa

e se não fosse apenas brisa

diante dos meus olhos

com este mar azul nos olhos teus

nem sei se Michelângelo,

DaVinci, Dali, ou Portinari

te anteviram no instante

maior da criação

 

pintura de um arquiteto grego

ou quem sabe até filha de Zeus

e eu Narciso amante dos espelhos

procuro um espelho em minha face

para ver se os teus olhos

já estão dentro dos meus

 O poema foi escrito em 2006, durante a semana de realização do XXIV Congresso Brasileiro de Poesia, e May Pasquetti, diz que - este é o maior presente que uma musa poderia receber de um poeta. Me emociona até hoje.

Este ano, no XXIII Congresso Brasileiro de Poesia, poeta e musa estarão juntos durante a semana, na performance SagaraNAgens Fulinaímicas, que acontecerá em diversos momentos e em diversos pontos da cidade, com algumas surpresas que os dois fazem questão de manter em segredo.

 - É jura secreta - afirma Artur Gomes

no link abaixo

May Interpreta poemas de Artur Gomes, filmada por

Jiddu Saldanha, em Bento Gonçalves-RS - outubro de 2011

https://www.youtube.com/watch?v=NwPHFegj_9c

 

Federika Lispector

FULINAÍMA Produções

Assessoria de Imprensa e Comunicação

fulinaima@gmail.com

(22)99815-1268


Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...