domingo, 27 de novembro de 2022

Geleia Geral - Banquete Antropofágico



fotos: Letícia Rocha - Geleia Geral - 3ª Edição agosto - 2022

Geleia Geral – 7ª Edição – Banquete Antropofágico

 Goytacá Boy

poema do livro Juras Secretas

Editora Penalux – 2018 – musicado e gravado por Naiman no CD fulinaíma sax blues poesia (2002)


ando por são Paulo meio Araraquara
a pele índia do meu corpo
concha de sangue em tua veia
sangrada ao sol na carne clara

juntei meu goytacá teu guarani
tupy or not tupy
não foi a língua que ouvi
em tua boca caiçara

para falar para lamber para lembrar
da sua língua arco íris litoral
como colar de uiara
é que eu choro como a chuva curuminha

mineral da mais profunda
lágrima que mãe chorara

para roçar para provar para tocar
na sua pele urucun de carne e osso
a minha língua tara
sonha cumer do teu almoço
e ainda como um doido curuminha
a lamber o chão que restou da Guanabara

 

Rúbia Querubim assim como Oswald de Andrade é a mulher que Nada Sabia de Mim desde os tempos dos Retalhos Imortais do SerAfim

 

CARNE Proibida

 

o peço atual

proíbes que me comas

mas pra ti estou de graça

pra ti não tenho preço

slu eu quem me ofereço

a ti: músculo & osso

leva0-me à boca

e completa o teu almoço

 

Artur Gomes

https://suorecio.blogspot.com/

 

Jura Secreta – revisitada

não fosse essa jura secreta
mesmo se fosse e eu não falasse
com esse punhal de prata
carne de sol – na lata
teu suor entre meus dedos
o sal sob o teu vestido
o sangue no fluxo sagrado
sem nenhum segredo


esse relógio apontado pra lua
teu corpo em pelo – Nu – a carne crua
não fosse essa jura secreta
mesmo se fosse eu não dissesse
essa ostra no mar das tuas pernas

não seria justo
como um conto do Marquês de Sade
no silêncio logo depois do susto

 

Artur Gomes

Juras Secretas – O Poeta Enquanto Coisa

https://secretasjuras.blogspot.com/

leia mais em https://ruidomanifesto.org/sete-poemas-de-artur-gomes/

 

o curral das merdavilhas

 

o brasil já foi ilha de vera cruz

e nunca foi ilha

já foi terra de santa cruz

e nunca foi santa

hoje ninguém mais se espanta

com o volume das trapaças

no curral das merdavilhas

 

Artur Gomes

Pátria A(r )mada – 2ª Edição

Desconcertos Editora-SP – 2022

https://arturgumesfulinaima.blogspot.com/

leia mais em https://www.germinaliteratura.com.br/2021/naberlinda_arturgomes_dez21.htm


fotos: Letícia Rocha  - Geleia Geral - 3ª Edição - agosto 2022

Geleia Geral – Revirando A Tropicália  é fruto das minhas andanças poéticas por este grande SerTão Macunaímico que um dia deságua nas profundezas da  antropofagia Oswaldianas, das minhas leituras, releituras, referências.

Quando em 2020 comecei a pensar quem neste 2022 estaria sendo comemorado o centenário Semana de Arte Moderna de 1922, achei que era o momento ideal para trazer para o palco da Santa Paciência – Casa Criativa, uma grande roda que girasse em torno da música, teatro, poesia, cinema, literatura, artes plásticas e artes visuais, o grande legado da Semana de 22 – a ruptura – proposta por Oswald com o Manifesto Antropofágicio de 1928  e Macunaíma Mário de Andrade, também de 1928.


fotos: Welliton Rangel - Geleia Geral 1ª Edição - junho 2022

E chegamos a 7ª Edição da Geleia Geral – com a ideia da realização de um Banquete Antropofágico, que gire numa grande Roda – de conversa,  de música, de teatro, de poesia, e de leituras outras. Numa reflexão e homenagem a nossa grande Mãe Terra. E ao mesmo tempo um olhar aguçado e instigante sobre esse nosso Brasil pós golpe de 2016 até esses nosso obscuros Templos atuais.

fotos: Patrícia Bueno - Geleia Geral - 2ª Edição - julho 2022

Artur Gomes

Fulinaíma MultiProjetos

fulinaima@gmail.com

22 – 99815-1268 – whatsapp

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...