quinta-feira, 5 de maio de 2022

Malditos Bem Ditos

 


O Poeta Enquanto Coisa

 Em 1983 depois que criei o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira,  passei a ler e pesquisar dois poetas que para mim são  grandes referências: Torquato  Neto e Paulo Leminski.  Cheguei a conhecer os dois em vida aqui entre nós neste planeta terra.

 Torquato, conheci em 1972 um mês antes da sua trágica morte e Leminski conheci em São Paulo, no início de 1980. Na primeira exposição da MVPB realizada em setembro de 1993, no Palácio da Cultura em Campos dos Goytacazes, ambos estiveram representados com suas respectivas poesias.

 De Torquato expus o seu poema Cogito, e do Leminski expus  o seu famoso livro branco, (no espaço destinado na Mostra aos Objetos Gráficos), que me foi enviado pelo próprio,  editado pela Zap, agência de publicidade  que ele trabalhava em Curitiba. Essa presença da poesia dos dois, em minha vida a partir daí,  acabaram influenciando a minha escrita e ao mesmo tempo suas poéticas passaram a fazer parte do ,meu repertório de performances com poesia ao vivo.

Cogito

 eu sou como eu sou

pronome

pessoal intransferível

do homem que iniciei

na medida do impossível

 

eu sou como eu sou

agora

sem grandes segredos dantes

sem novos secretos dentes

nesta hora

 

eu sou como eu sou

presente

desferrolhado indecente

feito um pedaço de mim

 Torquato Neto

 Em 1997 em Bento Gonçalves-RS por ocasião da inauguração do Bar Cachorro Louco, em homenagem ao Leminki, fiz  em parceria com a estudante de Arquitetura Juliana Cagliari Stefani, uma exposição com poemas de Leminski ilustrados por ela, e um recital com a poesia do seu livro Distraídos Venceremos editado pela Cia Das Letras em 1987.

 a lei do quão

 Deve ocorrer em breve

 uma brisa que leve

um jeito de chuva

 à última branca de neve.

Até lá, observe-se

a mais estrita disciplina.

A sombra máxima

pode vir da luz mínima.

 Paulo Leminski


Malditos Bem Ditos

curta com Artur Gomes interpretando poesia

de Paulo Leminski e Torquato Neto

clique no link para ver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=s7Q6uSZBwWw




Fulinaíma MultiProjetos

www.centrodeartefulinaima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...