quinta-feira, 26 de maio de 2022

Geleia Geral - Revirando A Tropicália

desenho de José César Castro - para o projeto Mostra Visual De Poesia Brasileira - Mário de Andrade - 100 Anos - projeto que idealizamos e foi executado pelo SESC São Paulo - em 1993 - nesse projeto começo a mostrar a minha relação com o Tropicalismo

Geleia Geral – Revirando a Tropicália – Vamos Devorar 22 – 100 Anos Depois

Quando em 1993 criei o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira – Mário de Andrade – 100 Anos – executado pelo SESC – SP na unidade de São Caetano, já tinha ouvido de Caetano, que a Tropicália havia bebido em Oswald, principalmente no seu Manifesto Antropofágico. Daí até criar a ponte da Tropicália com Macunaíma de Mário,  foi uma questão que me veio movida pelo desejo de fazer esse paralelo, não separar Macunaíma, a obra de Mário do tropicalirismo antropofágico proposto por Oswald.

Agora em 2022 – 100 Anos Depois da Semana de Arte Moderna de 1922, quando convidado para escrever uma coluna no Portal Viu! www.portalviu.com.br pelo seu diretor Roberto Barbosa, não pensei duas vezes para dar o nome a coluna de Geleia Geral, mesmo porque essa ideia de devorar 22 a partir da Tropicália já vinha habitando as camadas cinzas do meu crâneo desde 2021.

Quem conhece um pouco do que escrevo sabe que sou fã de carteirinha de Oswald de Andrade, Torquato Neto, Gilberto Gil  e Caetano Veloso. E a Tropicália tem outros personagens tão importantes  quanto eles, para o conceito do movimento, como: o Artista Plástico Hélio Oiticica e o poeta baiano José Carlos Capinam.

clique no link pra ler sobre Helio Oiticica 

http://www.touchofclass.com.br/index.php/2019/03/07/video-helio-oiticica-e-a-tropicalia-tateshots/


Decio Pignatari

Geleia Geral  - Significado

“Geleia geral” é um termo criado por Décio Pignatari. Com ele, o poeta concretista definiu um Brasil que vivia ao mesmo tempo com as novidades que surgiam, especialmente nas artes, no fim da década de 1960 e com as tradições. Era o tropicalismo e o bumba-meu-boi ocupando o mesmo espaço-tempo e se relacionando.

Torquato Neto e Gilberto Gil pegaram esse termo e fizeram a canção-manifesto de mesmo nome, que aparece no disco “Tropicália ou Panis et Circencis”, de 1968. E bem depois, em 1991, Daniela Mercury regravaria a música em seu primeiro trabalho solo, lançado pela Gravadora Eldorado.

A arte está aí, para provar que o poeta nunca morre, só colabora com a geleia geral.

http://www.youtube.com/watch?v=k9jzLktMEm4

Décio Pignatari - 1927-2012


Geleia Geral

Gilberto Gil / Torquato Neto

 O poeta desfolha a bandeira

E a manhã tropical se inicia
Resplendente, cadente, fagueira
Num calor girassol com alegria
Na geleia geral brasileira
Que o Jornal do Brasil anuncia

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

A alegria é a prova dos nove
E a tristeza é teu porto seguro
Minha terra onde o sol é mais lindo
E Mangueira onde o samba é mais puro
Tumbadora na selva-selvagem
Pindorama, país do futuro

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

É a mesma dança na sala
(No Canecão), na TV
E quem não dança, não fala
Assiste a tudo e se cala

Não vê no meio da sala
As relíquias do Brasil
Doce mulata malvada
Um LP de Sinatra

Maracujá, mês de abril
Santo barroco baiano
Super poder de paisano
Formiplac e céu de anil

Três destaques da Portela
Carne seca na janela
Alguém que chora por mim
Um carnaval de verdade
Hospitaleira amizade
Brutalidade e jardim

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Plurialva, contente e brejeira
Miss-linda Brasil diz: Bom dia
E outra moça também Carolina
Da janela examina a folia
Salve o lindo pendão dos seus olhos
E a saúde que o olhar irradia

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

O poeta desfolha a bandeira
E eu me sinto melhor colorido
Pego um jato, viajo, arrebento
Com o roteiro do sexto sentido
Voz do morro, pilão de concreto
Tropicália, bandeiras ao vento

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi

Ê bumba-iê-iê boi
Ano que vem, mês que foi
Ê bumba-iê-iê-iê
É a mesma dança, meu boi, ê...

 

Geleia Geral – na voz de Gilberto Gil – faixa do disco Panis Et Circence - 1968

https://www.youtube.com/watch?v=0P6Ut0iqm_U



Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...