quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Da Nascente A Foz : Um Rio De Palavras

 


 poema para o povo

 em tempo de abertura

 

quando você descobrir

que no meu quarto moram

exilados e subversivos,

perceberá o perigo

de dormir comigo

numa cama fria de uma Frei Caneca

ou se mandar de vez

para a esquerda de Jesus!

 

quando das grades,

paredes e muros

descobrir amor,

o povo estará liberto

e poderá seguir: Fidel

Guevara Pabblo Neruda ou

Luther King

 

- sem precisar pedir esmola –

 

basta lembrar

que o aborto

da manhã perdida

é uma menina-nua

in-consciente e tesa

 

e para o que já foi deposto:

mais vale o céu

a estrela

o mar,

que o punhal ou sabre,

ou mesmo a bomba sábia

que de uma vez arrasa

mas não basta por si só

 

pois se os sinais dos templos

ainda não ruíram

é porque alguma coisa ainda existe

por detrás das crenças

ou mesmo desse Deus

em quem acreditamos

 

e para o que foi detido:

mais vale a terra

o trigo

o grão

 

que a navalha ou corda –

que amarra

prende

e corta

mas não basta

 

não reforça

e nem destrói

tudo de uma vez

 

- porque renasce e continua ...

 

e para a morte :

não é preciso golpes

       nem estrelas

       nem estradas

 

e para o povo

não é preciso o golpe

         nem promessas

         nem palavras

 

é preciso pão

 

Artur Gomes

na coletânea Ato 5

Coleção UNIVERSO

 Campos dos Goytacazes-RJ – 1979

 

Obs.: este poema foi o vencedor do III Festival de Poesia Falada de Campos, na época realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, que tinha em sua direção o saudoso poeta e jornalista Prata Tavares

Em 1980 fui levado por Osório Peixoto, para participar  da Semana de Cultura no  SESC da Tijuca, que era coordenado pelo professor  Ivan Cavalcanti Proença. Quando no palco, terminei de falar este poema, fui conduzido para uma sala, por um soldado da PF para um interrogatório que durou mais ou menos umas 6 horas. Só fui liberado na madrugada quase ao raiar de um novo dia depois daquela noite escura. Tinha uma namorada na época, de nome Maria Helena, estudante do Colégio Benetti, onde Ivan Proença era o responsável pela cadeira de cultura popular, e a noite me levou para um bate papo com sua turma sobre O Boi-Pintadinho, livro que havia acabado de lançar.

 

canção de amor por um pedaço de LatinoAmérica

                                                em parceria com Kapi

 

ao ver-te assim Nicarágua

em migalhas

mutilada –

quisera dar-te um leito

um prato

um peito

 

quisera ter-te

dentro dos poemas

fora das calçadas

fora dos caixotes

quisera como gente

 

quisera dar-te tanto

amanhecer de esperanças

sem fantasmas

sem trincheiras

quisera ter-te agora

ao redor da minha mesa

ver e ter teus passos

a caminho de resgates

que não fossem incertezas

 

quisera dar-te em sangue

tudo o que não comes

pois só pode saciar-te

em pratos que não são teus

pois os teus, eu sei

são restos

de rostos transfigurados

e sombras e madrugadas

e mortos em estilhaços

todos velados sem lençóis

 

quisera dar-te

qualquer coisa, amiga!

e que fosse fogo, força

e fé com finalidade

de estancar o que for preciso

e re-forçar os essenciais

 

quisera dar-te

uma estrada estreita

imensamente escassa

de rajadas e execuções

completamente ampla

de mentes novas

e humanas definições

 

quisera dar-te em sonhos

o que tiveste m pesadelo...

 

e plantar sobre o teu solo

outra América Central

com uma dose dupla

de antídotos capazes

contra as garras da discórdia

que se instalou sob os teus pés

 

e não seria preciso

que necessariamente fosse

uma estrada comprida

uma bonita estrada

caminho ao infinito

mas justamente fosse

uma humana estrada

para amparar-te agora

 

quisera dar-te um atalho

que fosse teu agasalho

para o refúgio dos homens

de todo pavor e medo

 

mas é possível que ainda

um mundo novo estabeleça

e estou quase certo

que ele por ti re-nasça

 

e aí então esta estrada

será possível entregar-te

com girassóis nas janelas

sem tanques

sem estilhaços

 

apenas humanas janelas

de corações

pernas

e braços

 

para proclamar o amor presente

e o ponto final da ditadura

amanhecer à luz do sol

e somente re-nascer

essa luz de liberdade

 

PONTAL

(a Ana Augusta Rodrigues)

 

aqui

onde rio e mar

se beijam

aqui no fim do mundo

onde terra e céu

se abraçam

num ato sexual

 

aqui

no fim do dia

um barco preso na corda

um peixe preso no anzol

a terra varrida ao vento

casas varridas ao temporal

 

aqui

no mesmo teto

pássaros sobre os calcanhares

homens sobre os girassóis

onde rio e mar se beijam

re-nascem nossos filhos

quando terra e céu

se abraçam

sem ter nem mãe nem pais

 

onde o seu refúgio

é nu meu peito aflito

e a minha solidão

nuteu corpo é

                       paz

 

Ai-5

(a todo homem que faz

do teu suor o nosso pão

de cada dia)

 

falo como se fôssemos

animais sem pastos

fartos de dor

famintos de ilusões

 

como se fôssemos

fantasias já usadas

gastas

e sem aproveitamento

em outros carnavais

 

como se fôssemos

a febre que não mata

o ódio que não falta

em cada quarto ou corpo

como armação tombada

favela por assalto tomada

de enchente de polícia e marginais

 

falo como se fôssemos

a grande queda

e o re-construir dos passos

após raízes descobertas

e um retomar de vozes

e palavras

encobertas por punhais

de um mesmo assassinato

 

como se fôssemos

500 mil barrigas

grávidas de fome

 

falo como se fôssemos

a vontade prenhe nos pulsos

e o nó cego na garganta

a corda em cada esperança

e um farejar de becos

com ratos, sem saídas

 

como se avistasse o mar

mesmo cravado em terra

como se fosse o céu

poeira pó e chão

como se ver morrer Maria

fosse nos matar de alucinação

 

falo como se fôssemos

apenas morte –

suave-mente

como se não passássemos

de apenas mundo

e através do parto

não nascesse o homem

mas gerasse o medo

 

falo como se tudo ou nada

não fosse...

ficasse

eternidade não existisse

prevalecesse

e a farejar os becos

não estivessem ratos

mas o próprio século

 

falo da favela onde nós moramos

como se não fôssemos, mas éramos

quando Maria-amiga não morreu de susto

mas morreu de tédio, nessa cidade inteira

onde nós vivemos como se não éramos

mas fôssemos uma família à mínguas

a so-correr dos custos e se perder dos gestos

sem poder conter ou controlar no peito

a invasão de asfalto em nosso mesmo sangue

 

falo como se a porta dos seus olhos

fosse o ventre desse sol

como se o céu da sua boca

fosse sinal de nossa vida

e não existissem entradas

nem fosse preciso saídas

e não houvesse tantos cortes

tem tantas almas feridas

 

como se abrir fosse fechar

como se chorar fosse sorrir

como se matar não fosse morrer

como se crescer não fosse matar

 

como se a pessoa encantada

levasse o povo no dorso

para um país consciente

e não houvesse paredes

grades – prisões ou muros

e um Jesus de carne e osso

sangrasse em pão sobre o presente

e abrisse em portas pro futuro

 

quanto ao poema sujo

que a nossa vida escreve

pode gerar a flor

dentro esse mesmo pântano

como se fosse escuridão

a doce e plena claridade

 

obs.:  Em 1977 no livro Além da Mesa Posta, em um texto escrito por Orávio de Campos Soares, ele profetiza que, até então, minha poesia mística simbolista, ainda iria se debruçar sobre o social, o político. Nos poemas dessa coletânea Ato 5 publicada em 1979, começo a dar os primeiros passos nesse sentido. Em 1978 no poema Canta Cidade Canta, vencedor do II Festival de Poesia Falada de Campos, acredito que esta meta já estava traçada  de forma  talvez, até, inconscientemente, porque sempre gostei de afirmar que em mim, a poesia, nasce do impulso, flui, sem muito planejamento, é fruto do instante, do Estado de Poesia. Em 1980, com o Boi-Pintadinho, a profecia do Orávio se concretiza,  pois nele a minha voz poética está totalmente afiada para cantar os horrores das nuvens de chumbo que pairou sobre o Brasil de 1964 a 1985, e que, infelizmente, estamos novamente com elas sobre nossas cabeças.




                                         PRIMEIRO AMOR

 

montado no sol a pino

no pasto do céu em chamas

eu cavaleiro menino

enlouqueci na sua cama

 

VOO SELVAGEM

 

II

meu coração galopa

pelo campo à fora

no dorso dos poemas

na pele das esporas

 

III

diante da cerca

estão os bois

saciando o sexo:

corpos sob o sol

selvagens & parceiros

guiados pelo odor

amando pelo cheiro

 

CORAÇÃO CIVIL

 

meu coração vadio

quando está no cio

faz comício em seu quintal

vai pro bar e bebe o rio

e canta um hino nacional

 

FRUTAS FARTAS

 

no vermelho dos morangos

marron dos sapotis

na pele das romãs

carne das goiabas

polpa das amoras

licor das melancias

bunda das maçãs

pelos das mangas

e tropical abacaxi

 

no gosto que elas tem de beijo

e jeito que elas tem de sexo

penetro os dentes mordendo

chupando dragando em ti

 

a terra das frutas na boca

arando o vale das coxas

com o caule da minha espada

no pomar dar tuas pernas

eu planto a língua molhada

 

Artur Gomes

Suor & Cio –

MVPB – Edições 1985

 

 

RETÓRICA

 

salve lindo pendão

          que balança

entre as pernas

abertas da paz

 

tua nobre sifilítica

                   herança

 

dos rendez-vous

de impérios atrás

 

TROVA

 

MEU coração

é tão hipócrita

que não janta

               e

               mais imbecil

que ainda canta:

ou

     viram no Ipiranga

às margens plácidas

uma bandeira arriada

num país que não levanta

 

TERCEIRO MUNDO

 

sonho rola no parque

sangue ralo no tanque       

 

nada a ver com tipo dark

muito menos com punk

 

meu vídeo letal é baiafro

com ódio mortal de yanque

 

1º DE ABRIL

 

telefonaram-me

avisando-me que vinhas

na noite

uma estrela ainda brigava

contra a escuridão

na rua sob patas

tombavam homens indefesos

 

esperei-te 20 anos

até hoje não viste à minha porta

 

TROPICALIZANDO

 

o poeta esfrangalha a bandeira

rasga o sol

tropical bananeira

na geléia geral brasileira

o céu de abril

não é de anil

nem general é my brazyl

 

II

minha verde amarela

esperança

portugal já vendeu

para a frança

e o coração latino

balança:

 

entre o mar

de dólar do norte

e o chão

dos cruzeiros do sul

 

III

o poeta estraçalha

a bandeira

raia o sol  marginal

quarta-feira

nessa porra estrangeira

e azul

que á muito índio dizia:

 

- foi gringo que trouxe no cu –

 

HERÓI NACIONAL

 

meu coração marçal tupã

sangra tupi & rock and roll

 

meu sangue tupiniquim

em corpo tuponambá

 

samba jongo maculelê

maracatu boi-bumbá

 

a veia de curumim

é coca cola e guaraná

 

 

RELATÓRIO

 

I

na sala ficaram cacos de pratos

espalhados pelo chão. pedaços do corpo retidos

entre o corredor, após o interrogatório.

um cheiro forte de pólvora e mijo

misturados a dois ou três dias sem banho

depois de feito sexo

só o fogo da verdade exalando odor e raiva

quando em verde, conspiravam contra nós

 

em são cristóvão o gasômetro vomitava

um gás venoso nos pulmões já cancerados

nos quartéis da cavalaria

 

II

eu me lembro

o sentimento era náuseas, nojo, asco

quando as botas do carrasco

bateram nos meus ombros com os cascos

 

jamais me esqueci o nome do bandido

escondido atrás dos tanques

e se chamavam:

                          Dragões da Independência

e a gente ali na inocência

comendo estrumes. engolindo em seco

as feridas provocadas por esporas

aguentando o coice, o cuspe

e

a própria ira

                       dos animais de fardas

batendo patas sobre nós.

 

III

 

com a carne em postas sobre a mesa

o couro cru, o coração em desespero,

o sangue fluindo pelos poros, pelos pulsos

 

eu faço aqui

meditações sobre o presente

re cri ando

                 meu futuro

tendo o corpo em cada porta

e a cara em cada furo

 

tentando soerguer

as condições pra ser humano

visto que tornou-se urbno

e re-par-tiu

                 se

em mil pedaços

 

visto que do sobre-humano

restou cabeça pés e braços

 

Artur Gomes

Couro Cru & Carne Viva

1987

 

 Obs.: Em 1983, eu crio o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira, ainda trabalhando como linotipista na Oficina de Artes Gráficas da então, Escola Técnica Federal de Campos, ao mesmo tempo que cooptava alunos para subverterem comigo, a ordem natural das coisas na Oficina de Teatro. Com a Mostra.  comecei a ter contato, com a maioria dos poetas brasileiros contemporâneos, vivos ou não. E a partir de então, pude constatar, que os poetas buscavam outros experimentos, não estavam mais satisfeitos com o verbo. Comecei a testemunhar uma grande profusão de Poesia Postal, Poema Processo, Poesia Concreta, Poesia Visual, e até alguns experimentos com audiovisual. Por encontrar profundas afinidades, debrucei sobre a obra de 3 grandes poetas: Torquato Neto, Paulo Leminski e Oswald de Andrade.  E foi fundamental, a orientação para essas leituras, que tive do meu saudoso e inesquecível mestre Uilcon Pereira,  que tive a felicidade de conhecer e desfrutar dos seus conhecimentos. Acredito, que, as experiências com a própria vida, as leituras, reflexões e buscas de novos caminhos para a escrita, tenha me levado a escrever o que está escrito lavrado em Suor & Cio e Couro Cru &  Carne Viva, muito bem analisados em seus prefácios por Uilcon Pereira e Arthur Soffiati, respectivamente. Neles, tem início  na minha   lavra poética, as malandragens do poeta, os experimentos de linguagem, com metáforas, metonímias, meta-linguagem, de forma concisa, enxuta, visceral, onde o erótico o satírico o sarcástico começam a fazer  parte da escrita desse   ser iconoclasta.


só a antropofagia nos salva : socialmente religiosamente            politicamente

Oswald de Andrade

 

antropofágica mente vamos comer 22

 

com uma câmera nas mãos

um poema na cabeça

vamos filmar o poema

antes que desapareça

 

 

 nathalia osório

 

nem sei quando te olhei a primeira vez

com esse olhar de capitu

mas já estava lá entre o sangue

a carne a pele os músculos

travegava na paisagem

como quem descasca uma manga

e despe até o caroço

era 5 horas da tarde de sol e árvores

de um dia que não sei qual era

mas já estava lá entre as retinas

a íris flor de lótus lírios

e o mar entre os cabelos

não eram ondas magnéticas

elétrica sinergia entre dois corpos animais

fôssemos cavalos aranhas mesmo  peixes

mas estava lá trêmula indecisa

e só falava entre os lábios

palavras que nem eu mesmo decifrava

quando toquei tuas mãos pela primeira vez

 

Artur Gomes

Baudelíricas Baudeléricas


não sou produto da massa

objeto vendido na TV

vivo distante das trapaças

meu sexo te dou de graça

madeira que se desdobra

sou o pau que matou a cobra

 

tenho pena de você

 

Federico Baudelaire

www.fulinaimicamente.blogspot.com


sequestro teu corpo poema

na sala de entrada do cinema

o corpo eu levo para cama

                 o poema grafito

                 nos lençóis de Iracema

 

te convido para uma viagem           antropomágica

                    aqui

https://www.facebook.com/studiofulinaima


Revirando a Tropicália

Semana 22 - 100 Anos Depois

 

“Alegria é a provados 9

A massa ainda comerá os biscoitos finos que fabrico”

                                                      Oswald  de Andrade

 

Você tem fome de quê

Você tem sede de quê

 

Eu tenho sede fome de V(L)ER

 

com uma câmera nas mãos

um poema na cabeça

vamos filmar o poema

antes que desapareça

 

Em São Paulo uma menina

me chamou de SerAfim

por saber que poesia

é tudo que transa em mim

 

E ainda uma outra

me chamou de desvairado

por saber que concretismo

anda sempre do meu lado

 

Foi então que em Teresina

me chamaram de Torquato

ao perceberem minha boca

com esse meu vapor barato

 

E uma outra feminina

me chamou de Faustino

por re-V(L)ER no meu poema

esse  sotaque feminino

 

 

No Recôncavo da Bahia

bem no centro o reconvexo

foi tamanha a alegria

quando fiz primeiro sexo

 

 

 Uma garota sensual

me pediu par ler Leminski

quando viu meu visual

no poema de Kandinski

 

E encontrei fulinaíma

no universo paralelo

pra revirar um céu de anil

desse país verde amarelo

 

Revirando a tropicalha

pelo avesso do avesso

foi tamanha a CarNAvalha

que perdi meu endereço

 

Fui parar em Ipanema

num 1º de Abril

quando assisti pelo cinema

a pátria mãe que  nos pariu

 

Fui pro morro da Mangueira

Re-inventei Parangolé

por entender que esse brasil

ainda vai ficar de pé .

 

Artur Gomes

O Homem Com A Flor Na Boca :

Deus Não Joga Dados

www.arturfulinaima.blogspot.com


Poéticas 2021

Sagaranagens Revisitada

 

quanto mais me fragmento

ainda mais me multiplico

diamante de porto rico

em são sebastião do sacramento

 

ando distante dos teus olhos

Isadora atravessa a rua

vestida de transparência

quando passo saio desta  cidade

a cidade não sai de mim

há 25 anos brincamos

de Riobaldo Diadorim

 

moro no teu mato dentro

não gosto de estar por fora

Clarice a mulher que come livros

Isadora a que namora

 

nesta vida Severina

um drummundo como sócio

devorar é minha sina

profanar o meu negócio


poesia

objeto estranho

feito de chumbo

 antimônio estanho

 

poesia é meta física

meta quântica

itaipu é o paraíso

que restou da mata atlântica

 

ela me chega assim bailarina

como uma tarde de música

envolta em física quântica

etérea qual labirinto

para dizer o que sinto

e desvendar teu endereço

procuro em teu livro secreto

palavras que não conheço




libertinagem

para Manuel Bandeira

in memória

 

esse mar de vinho

me incendeia nas madrugadas

de Bento – pulsar entre dois corpos

em altas ondas sacrossantas

                            na kamasutra

                     do altar no centro

 

no papel de guardanapo

escrevi bolero blue

enquanto bebia o conhac

na boca da musa azul

 

estava já no quarto do hotel vinocap pronto para me jogar nos braços de morfeu – o telefone toca – vai dormir¿ - sim, tem outra coisa pra fazer¿ - tem. estou te esperando na cidade alta 6 anos de metáforas de fogo não podem permanecer impunes. o meu acróstico em BraziLírica Pereira : A Traição das Metáforas,  foi arrancado por mãos ciumentas. mas o beijo que guardo em minha boca, a saliva que quando em minha língua, a aranha ostra que guardo entre as coxas na pulsão de te engolir inteiro  de mim ninguém arranca de mim ninguém tira .


Ato 5

 

o Grupo Uni-Verso, depoisde publicar quatro livros de seus fundadores, Prata Tavares, Elizabetch Flach, Amélia Maria Alves e Luiz Sérgio Azevedo dos Santos, além de co-editar a novela “Os Anõezinhos Eram Nuvens”, do padre Antonio Ribeiro do Rosário, parte para uma nova experiência, lançando este Ato 5, de cinco poetas voltados para a poesia participante.

 

Este Ato 5, é inverso a outros atos que aprendemos a repudiar. Ou melhor é em verso. O título está profundamente vinculado às atividades teatrais de todos os cinco (autores atores de textos dramáticos): (Jão Vicente Alvarenga, Kapi, Artur Gomes, Orávio de Campos e Prata Tavares) e representa, ainda , um espetáculo poético em cinco quadros distintos. Cada um com sua voz própria.

 

Esta é uma antologia inicial. A abertura de um novo processo criador. Dependendo da receptividade do público, outras antologias, serão publicadas.  De poesia, de contos, de novelas, de teatro, de ficção em geral.

 

É uma arrancada para outros cometimentos. Uma abertura a novas oportunidades criadoras de nossa gente. O resto é o que você vai ler.

 

Prata Tavares.

 

Obs.: Amara Prata Tavares, além de poeta e jornalista, e um dos fundadores do Grupo Uni-Verso, foi por muitos anos Diretor do Departamento Municipal de Cultura, durante todo o período do governo de Zezé Barbosa. Em 1977 criou o I Primeiro Festival de Poesia Falada, de Campos dos Goytacazes-RJ, que foi sempre realizado no Teatro de Bolso, até meados da década dos anos de 1980. Infelizmente, a ingrata o levou antes que pudesse realizar o seu grande sonho de publicar outras antologias pelo Grupo Uni-Verso. 


POESIA

 

I

chegas a mim

como uma égua assanhada

não quer saber do meu carinho

só quer saber de ser trepada

 

II

eu te penetro

em nome do pai

do filho

do espírito santo

amém

 

não te prometo

em nome de ninguém

 

outros leitores 

que já teceram alguma escrita

sobre a poética de Artur Gomes


Suor & Cio – Artur Gomes

 

A cor da pele, à flor da pele, tecido da pele, à flor da terra.

É o livro de Artur Gomes:

Suor & Cio, reconduz o homem a terra. Resgata o seu suor de homem e cio da terra. É tanto amor e o tanto amar homem terra homem.

Artur tem muito da característica de João Cabral, quando fala da terra, mundo: muito de Ledo Ivo na capacidade de reunir palavras e dizer algo, que as vezes, gostaríamos de gritar com todas as forças.

Poeta de fôlego de gato. Artur é uma das grandes expressões da atual poesia brasileira.

 

Hugo Pontes

Poços de Caldas-MG – 17 junho 1987

 

Poesia tropical, bagaço, engenherotrismo. É o novo livro de poemas de Artur Gomes, “Suor & Cio”, recém-lançado pela MVPB-Edições. O poeta funde um caldo de Brasil em versos densos e cabralinos. Tem gosto de melaço, textura de pele feminina roçando céus de bocas.

“Suor & Cio” condensa uma década de trabalho poético intenso e renovador de Artur Gomes. A eterna contradição entre o encurralado homem urbano e as delícias do pé no chão. O bom selvagem palpitando na jugular, forçando abertura da gravata do burocrata de Ipanema ou da corda no pescoço da malandro da Rocinha. É suor e cio mesmo. Mulheres e Mulheres passeiam pelo livro, figuras suaves como convém ao neolirismo, e o erotismo inevitável, neste tempos de tesão grandes e em série.

É uma boa ler a poesia de Artur Gomes numa tarde ensolarada de verão e depois guardá-la ao alcance da mão.

Sua poesia desperta toda a crocrodilice que a selva de pedra encerrou numa caixinha preta.

Pra conferir, o endereço para pedidos é: Rua Gomes Carneiro, 131801 – Ipanema – Rio de Janeiro – Cep 22071-800

Eloésio Paulo dos Reis

Alfenas – MG – outubro 1985

Obs.: este endereço acima foi meu lugar de repouso entre 1983 a 1987.

 

Under ground poemas mágicos Artur Grande sois Torquato Neto. Eu de Marte comemos o resto. Aplausos.

PS informo sua participação na caminhada poética Recife na minha voz.

 

Ayrton Santha Agatha

Recife – Setembro – 1986

 

O CORPO DA POESIA

                        para Artur Gomes

 

I

Seu semântico

sêmen

quântico

seu semeio

sêmen

esteio.

nos aceiros

assim e

pinci

pau

mente

assados.

nas moendas

assim

e parti

cu

lar

mente

assadas.

 

II

seu pênis poético

(caneta tinteiro

lápis grafite)

é tênis

atlético

a cada passada

por toda calçada

por todos os Campos

&

campus.

seu gozo é pôr

prazer.

 

III

E se a terra é escrava

a mulher é companheira

e se todas duas suam,

gemem, sabem

da rija verga da cana,

só você pode fazer

com cada uma

uma mágica

e tê-las como fecundas,

frutas, fibras, forças, fadas

e não só vê-las (solvê-las) absurdas,

frias, frágeis, soturnas, apáticas.

 

IV

É que o corpo da poesia

tem em si suor & cio

tem assim toque macio

e braveza de enxurrada.

 

Marco Valença

Itapuã – Salvador – Bahia

05 setembro – 1985

 

COM OS PÉS NO CHÃO

 

Atenção, você está diante de um bom poeta. Aqui a poesia é marca da vida. Da minha, da tua e da nossa vida. Nada  de dar costas à realidade como fizeram os parnasianos de ontem e depois. Nada de escamoteá-la sob o delírio da transcendência, como fizeram os simbolistas. Nada subjugá-la a formalismos falsamente vanguardistas. Esta é, sim,  uma poesia de testemunho de indignação e de amor a arte e ao ser humano. Suas vertentes¿ Poderíamos situá-las mais distantes em Castro Alves com seu ímpeto participante. Mais perto, nas tendências duradouras do modernismo brasileiro: Oswald de Andrade, com a irreverência  e o humor; em Carlos Drummond de Andrade e especialmente em Manuel Bandeira, através do solidário envolvimento com o cotidiano.

 

“veja bem na minha língua as labaredas do inferno e só use o meu poema com a força de quem xinga”.

 

Adverte o poeta no conjunto intitulado “ O Dia em que o meu cavalo resolveu pintar as cores da bandeira”. A consciência de cidadão do terceiro mundo, da dependência econômica e do aviltamento cultural, impregna a palavra poética. O poema é dividido em vários segmentos, que podem também ser apreciados individualmente, em suas nuances formais e semânticas. No todo  se destacam a insubmissão à tirania, à múltipla ironia, e o apelo a autenticidade.

 

Leia os poemas como quem ouve ou até mesmo em voz alta – você vai ter agradáveis surpresas. Há efeitos de ritmos e de sonoridade que assim se percebem melhor. Eles se associam a uma forte identidade do poeta com a cultura popular, presente também nos outros livros de sua autoria, sobre tudo O Boi-Pintadinho (1980) e Suor & Cio (1985). Sem esquecer de Jesus Cristo Cortador de Cana, todo escrito em linguagem de cordel (1979). Esta identidade com o popular se estende ao cotidiano. Em torno das palavras que o nomeiam ocorre uma certa ruptura da ordem, um certo embaralhar de sentidos que configuram bem a realidade urbana e a sua “desordem” reinante.

 

Tem a ver também, obviamente, com o contra-senso das situações, a exemplo da paisagem do Rio., carregada simultaneamente de poesia e de dramática miséria humana.

Por isso diz o poeta pungente:

“não bastaria toda poesia”

E o que mais é preciso¿ Ora, é necessário por os pés no chão, ser solidário, acreditar na força d palavra, carrega-la de sentido humano e batalhar pela sua justa partilha. Isso vem fazendo Artur Gomes, numa trajetória consistente, marcada por um lúcido compromisso som a poesia e com a sua difusão.

 

Ilha de Santa Catarina, 03 de junho – 1987

Alcides Buss- poeta e professor da Universidade Federal de Santa Catarina-SC



Artur Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...