domingo, 13 de outubro de 2024

a vida também é feita de memórias

Dia 15

outubro ou nada

dia do professor

meu compromisso

pensar com amor

o que é isso

se sou mestiço

e tudo aquilo que não sou

o que me vale

a mais valia que me entrega

ou a bendida missão

que me carrega

ao lugar de onde estou ?

 

Artur Gomes

 A todos os professores não apenas nesse dias mais em todos os dias de sua vida que se entregam na batalha de  ensinar ao outro um dia ser.

 

leia mais no blog

https://fulinaimagens.blogspot.com/



Balbúrdia PoÉtica 5 

A Balbúrdia 1 e 2 foram realizadas na Taberna de Laura -  Copacabana – Rio de Janeiro. A Balbúrdia 3 foi realizada no Bistrô do Ernesto – Lapa – Rio de Janeiro – a Balbúrdia 4 será realizada na Patuscada – São Paulo – e a  Balbúrdia 5 – onde será?

São João Del Rey-MG, Campos dos Goytacazes-RJ?

 Tentem adivinhar.

 

Artur Gomes

leia mais no blog

https://fulinaimatupiniquim.blogspot.com/

drummundana itabirina 2

 

não vivo sem arte

música teatro poesia

não tentem matar

meu ser anárquico

de raiva ou de tédio

com trabalho burocrático

ordens que não cola

se pisam no meu calo

a poesia berra

vê se me erra!

 

Artur Kabrunco Fulinaíma

leia mais no blog

https://arturkabrunco.blogspot.com/



obs.: drummundana itabirina foi escrito em 1987 e publicado no livro BraziLírica Pereira : A Traição Das Metáforas em 2000, é dedicado ao personagem carnavalesco Fedra Margarida, de Chico de Aguiar,  que conheci numa noite de carnaval na porta da boate Sótão, no posto 6 em Copacabana – Rio de Janeiro.

 

drummundana itabirina 2, é dedicado a todo canalha burocrata engravatado que pensa ser dono do mundo mas no fundo não fede em cheira, vai estar no e-book Itabapoana Pedra Pássaro Poema, que lanço este ano e no livro físico que será lançado em 2025. 



Para Rúbia Querubim

 

tudo enquanto verso

tudo enquanto rima

a pele rara da menina

lança perfume parafina

no carnaval lança confete

perfume do bom é serpentina

 

Artur Gomes Fulinaíma


2002 -Imaginários de Ruptura - Poéticas Visuais - Antologia organizada por Fernando Aguiar e Jorge Maximino. Bienal Internacional de Poesia do Douro e Vale do Côa. Publicação do Instituto Piaget, Lisboa, Portugal.
Brasileiros participantes: Arnaldo Antunes, Artur Gomes, Avelino de Araújo, Hugo Pontes, J. Medeiros, Paulo Bruscky e Rodolfo Franco.



 a poesia tenho

entre os dentes

a carne os nervos

os músculos

em todas as células do corpo

  no sonho no sexo

na língua molhada no beijo

em tudo o que é desejo

nas pontas no meio

engravido minha ode

e estou de saco cheio

de tudo que não pode

 

Artur Gomes

https://www.instagram.com/p/C6RnkO-vQ-E/



boca do inferno

 

por mais que te amar

seja uma zorra

eu te confesso amor pagão

não tem de ter perdão pra nós

eu quero mais é teu pudor de dama

despetalando em meus lençóis

e se tiver que me matar que seja

e ser eu tiver que te matar que morra

em cada beijo que te der amando

só vale o gozo quando for eterno

infernizando os céus

e santificando a boca do inferno

 

Artur Gomes

Do livro Suor & Cio – MVPB Edições – 1985

 

LENÇÓIS DE RENDA

poderia abrir teu corpo
com os meus dentes
rasgar panos e sedas

com as unhas
arreganhar as tuas fendas
desatar todos os nós

da tua cama arrancar os cobertores
rasgando as rendas dos lençóis

perpetuar a ferro e fogo
minhas marcas no teu útero
meus desejos imorais

maldizendo a hora soberana
com a força sobre humana dos mortais
quando vens me oferecer migalha e fruto
como quem dá de comer aos animais

Artur Gomes

In Couro Cru & Carne Viva – 1987
e Pátria A(r )mada - 2ª Edição
Desconcertos Editora – 2022

 

Clique no link para ver o vídeo

 https://www.facebook.com/arturgomesfulinaima/videos/1192597537795702




posse na ACL – 19 outubro – 17h

como bem dizia

Jards Macalé

sua presença em minha posse

é sinal de bem-me-quer

 

tecidos sobre a terra

 

terra,

antes que alguém morra

escrevo prevendo a morte

arriscando a vida

antes que seja tarde

e que a língua da minha boca

não cubra mais tua ferida

 

entre aberto em teus ofícios

é que meu peito de poeta

sangra ao corte das navalhas

minha veia mais aberta

é mais um rio que se espalha

 

amada de muitos sonhos

e pouco sexo

deposito a minha boca

no teu cio

e uma semente fértil

nos teus seios

como um rio

 

o que me dói

é ter-te

devorada por estranhos olhos

e deter impulsos

por fidelidade

 

ó terra incestuosa

de prazer e gestos

não me prendo ao laço dos teus comandantes

só me enterro a fundo nos teus vagabundos

com um prazer de fera

e um punhal de amante

 

minha terra é de senzalas tantas

enterra em ti

milhões de outras esperanças

soterra em teus grilhões

a voz que tenta - avança

plantada em ti

como canavial que a foice corta

mas cravado em ti me ponho a luta

mesmo sabendo o vão - estreito em cada porta

 

usina

mói a cana

o caldo e o bagaço

 

usina

mói o braço

a carne o osso

 

usina

mói o sangue

a fruta e o caroço

 

tritura suga torce

dos pés até o pescoço

e do alto da casa grande

os donos do engenho

 controlam

:

o saldo e o lucro

 

Artur Gomes

In Suor & Cio – 1985

E Pátria A( r)mada – 2ª Edição

Desconcertos Editora

 https://www.facebook.com/arturgomesfulinaima/videos/1192597537795702

 

Jura secreta 14 

 

eu te desejo flores lírios brancos 

margaridas girassóis rosas vermelhas 

e tudo quanto pétala 

asas estrelas borboletas 

alecrim bem-me-quer e alfazema 

 

eu te desejo emblema 
deste poema desvairado 
com teu cheiro teu perfume 
teu sabor teu suor tua doçura 

e na mais santa loucura 
declarar-te amor até os ossos 

eu te desejo e posso : 
palavrArte até a morte 

enquanto a vida nos procura

 

Artur Gomes

Juras Secretas

Editora Penalux - 2018 

leia mais no blog

https://braziliricapereira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

a vida também é feita de memórias

Dia 15 outubro ou nada dia do professor meu compromisso pensar com amor o que é isso se sou mestiço e tudo aquilo que não sou ...