terça-feira, 1 de outubro de 2024

SagaraNAgens fulinaímicas


Jura Secreta 18

 

te beijo vestida de nua

somente a lua te espelha

nesta lagoa vermelha

porto alegre caís do porto

barcos navios no teu corpo

peixes brincam no teu cio

nus teus seios minhas mãos

as rendas íntimas que vestias

sobre os teus pelos ficção

 

todos os laços dos tecidos

e aquela cor do teu vestido

a pura pele agora é roupa

e o sabor da tua língua

e o baton da tua boca

tudo antes só promessa

agora hóstia entre os meus dentes

 

e para espanto dos decentes

te levo ao ato consagrado

se te despir for só pecado

é só pecar que me interessa

 

Artur Gomes

Juras Secretas

Editora Penalux – 2018

leia mais no blog

https://braziliricapereira.blogspot.com/


Adorei saber que Artur Gomes vai ocupar a cadeira n. 12 da Academia Campista de Letras. Que escolha acertada! Artur tem dedicado sua vida à poesia através de livros, vídeos, performances, saraus etc. É, sem sombra de dúvidas, um nome honroso para tão conceituada instituição cultural. Parabéns, admirado poeta e querido amigo Artur Gomes!


Joilson Bessa da Silva

 

leia mais no blog

O Homem Com A Flor Na Boca 

https://arturgumes.blogspot.com/


como bem disse Carlos Augusto e tantos outros também já disseram, minha trajetória é provocativa, sim, e continuará sendo não tenho motivos nem razões para que não seja

 

poesia me vem dos dentes

das unhas da língua da carne

dos nervos das fímbrias

dos músculos matéria métrica

metáfora dos ossos

em tudo por onde tocar

                     ainda posso

existem almas mansas

leves limpas calmas

e também as espíritos de porca

com a minha

e a de Federico Garcia Lorca

 

Artur Gomes

leia mais no blog

SagaraNAgens  Fulinaímicas


XXVII

Em 1996 também fui premiado em Piracicaba-SP com o prêmio Escriba de Poesia e selecionado para o Projeto Poesia 96 executado pelo Departamento de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Lady Gumes African's Baby

 

meto meus dedos cínicos

no teu corpo em fossa

proclamando o que ainda possa

vir a ser surpresa

porque amor não tem essa

de cumer na mesa

é caçador e caça

mastigando na floresta

todo tesão que resta

desta pátria indefesa

ponho meus dedos cínicos

sobre tuas costas

vou lambendo bostas

destas botas NeoBurguesas

porque meu amor não tem essa

de vir a ser surpresa

é língua suja grossa

visceral ilesa

pra lamber tudo que possa

vomitar na mesa

e me livrar da míngua

dessa língua portuguesa.

 

Artur Gomes

In Urbana – 1992

E CarNAvalha Gumes – 1995

leia mais no blog

Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim

https://fulinaimacentrodearte.blogspot.com/

  

 minha língua lambe

sua carne/palavra

meus dentes mordem

tua saliva/gengiva

poesia é couro cru

             & carne viva

 

Artur Gomes

leia mais no blog

Juras Secretas

https://braziliricapereira.blogspot.com/


A Vida É Feita De Cheiros e Sabores

 

A Casa do Tempero

tem um poder de alquimia

pensando alimentação

ciência               filosofia

é só chegar que os cheiros

me tomam  os 5  sentidos

e as vozes que ali ouço

me fazem bem aos ouvidos

me trazem prazer e poesia

 

ali sou freguês assíduo

de todas as ervas de cheiro

de todos os temperos

dos farelos de aveia e de trigo

da castanha de caju

 biscoito de amendoim

acho que essa casa foi criada para mim

 

Desde 1987

componho a minha alimentação

com ingredientes orgânicos/naturais

alguns deles a base de soja

até mesmo o vinho e acerveja

hoje só bebo sem álcool

sem descartar o feijão vermelho

que me reflete quando estou

                      frente ao espelho

 

Alimentação saudável

é base fundamental

para saúde de qualquer um

o quê você encontra na Casa do Tempero

em são Francisco de Itabapoana

não vai encontrar em lugar nenhum

 

Artur Gomes

In Itabapoana Pedra Pássaro Poema

leia mais no blog

https://coletivomacunaimadecultura.blogspot.com/

Casa do Tempero

Av. Vereador Edenites da Silva Viana - São Francisco de Itabapoana, RJ, 28230-000.



                    poema das invenções

fosse essa jura secreta
brazilírica fulinaimagem
mutações em pré-juizo
muito além da mesa posta
couro cru em carne viva
lambendo suor e cio
como corrente de rio
deságua no além mar
profana sagaraNAgem
nos gumes da carNAvalha
teu corpo em Maracangalha
fulinaimando comigo
agulha no meu umbigo
como uma faca nos dentes
a língua na flor da boca
em transitiva linguagem
ereto poema crescente
rasgando a carne no grito
o gozo nos nervos de dentro
roendo os ossos do mito

Artur Gomes
Leia mais no blog


SagaraNAgens Fulinaímicas não foi escrito por acaso

Em 1987 conheci pessoalmente, em Batatais-SP, a professora de Letras na UNESP de São José do Rio Preto-SP e pesquisadora, Hygia Calmon Ferreira, que me foi apresentada por Uilcon Pereira, através  de carta.

A partir de Batatais, nosso diálogo se intensificou, em 1998, a convite dela, fui a UNESP em São José do Rio Preto, falar sobre o teatro de Oswald de Andrade e fazer uma intervenção com os poemas do livro A Cor da Pele, do poeta mineiro Adão Ventura. Nesta ida a São José do Rio Preto, Hygia me leva para conhecer sua casa em Nova Granada-SP, onde guardava tudo que conseguiu em sua pesquisa sobre João Guimarães Rosa.

Havia montado com os alunos da Oficina de Teatro da ETFC, um espetáculo teatral com os poemas deste mesmo livro, uma referência aos 100 Anos da Abolição, que nunca foi concretizada no Brasil.

Hygia, em sua pesquisa sobre a obra de João Guimarães Rosa( mestre guima), para o seu doutorado, descobriu no escritório do escritor Plínio Doyle, no Rio de Janeiro, uma cópia datilografada do livro de poesia Magma, que havia sido premiado pela Academia Brasileira de Letras, e permanecia inédito. Teve então a ideia, de em sua defesa de tese, pedir publicamente a publicação do livro. E numa carta me pede reforço para tal com a criação de um poema.

 

A pedra & a rosa

p/ Hygia Calnon Ferreira

 

recebo tua carta

sereia do longe 7 beijos de areia

rondam marés criaturas o “magma” deve ser

público

princípio lúdico

poeta não se priva do povo

assim como a gema do novo

a simples clara do ovo

um beijo na escritura

poeta

é país

não é ilha

restrita a qualquer família

não pertence ao pó nem a filha

é

posta em mesa profana

para o banquete das letras

poema – linguagem humana

não se detém nas gavetas

 

Artur Gomes

 

*

 

Obs. Em 1992 este poema foi lido por Hygia Calmon Ferreira, no momento da sua defesa da tese de Doutorado: As 7 Sereias do Longe, sobre a obra de Guimarães Rosa, propondo a publicação do livro de poemas Magma, que as filhas do autor não permitiam ser editado. Alguns anos depois o Magma com os 94 poemas de Guimarães Rosa foi publicado pela editora Nova Fronteira



Neste mesmo ano de 1992, volto a UNESP de São José do Rio Preto, para difigir uma Oficina de Criação Poética, a convite da turma de estudantes de Letras, que há via conhecido em Batatais-SP, que me foram apresentados pela Hygia, entre elas Mariana de Piracicaba, para quem em 1990 escrevi o poema: ENTRE/Dentes

*

 Alguns anos depois escrevi este poema dedicado a ela

As 7 Sereias no Longe

     para Hygia Calmon Ferreira

 

nem veredas nem nonada

tudo DADA tudo ista

o poema nasce em mim

de forma bem imprevista

 

poema um beijo na boca

os olhos zuis como  lua

nós dois amantes da rua

comendo jabuticaba

no presépio Santo Antônio

em uma Nova Granada

 

nenhuma alma  presente

As 7 Sereias no Longe

As 7 musas - mar à vista

na febre do diamante

nas asas do continente

 

meto meu  metal  cateto

na carnal        hipotenusa

o poema arranha aranha na blusa

desconcerta a matemática

no roteiro dos 5 sentidos

“As 7 Sereias do Longe”

ainda cantam em meus ouvidos

 

Artur Gomes

leia mais no blog

https://fulinaimatupiniquim.blogspot.com/



 
Em 2002 escrevi o poema 

SagaraNAGens Fulinaímicas

guima meu mestre guima

em mil perdões eu vos peço

por esta obra encarnada

na carne cabra da peste

da hygia ferreira bem casta

aqui nas bandas do leste

a fome de carne é madrasta

 

ave palavra profana

cabala que vos fazia

veredas em mais sagaranas

a morte em vidas severinas

tal qual antropofagia

teu grande serTão vou cumer

 

nem joão cabral severino

nem virgulino de matraca

nem meu padrinho de pia

me ensinou usar faca

ou da palavra o fazer

a ferramenta que afino

roubei do mestre drummundo

que o diabo giramundo

é o narciso do meu Ser

 

Artur Gomes

Leia mais no blog

Sagaranagens Fulinaímicas

https://suorecio.blogspot.com/



Em 1996 encenei com a bailarina Nirvana Marinho, a performance poética.teatral: Magma: O Planeta Onde O Poema Dança. Tinha perdido o contado com a Hygia depois que a partir de 1993, passei a usar correio eletrônico. Mas através do seu (irmão), professor Wagner Calmon Ferreira, soube que ela continuava suas pesquisas em São José do Rio Preto.

E Nirvana Marinho seguiu para Lion, onde foi concluir seus estudos em dança contemporânea, focados na obra da grande mestra  Pina Bausch.

 *

Em 2013 estava dirigindo Oficina de Produção Cine Vídeo, no SESC Campos, quando recebi o convite do Dr. Gino Bastos, para integrar o elenco do Circuito Cultural de Arte Entre Povos. Tinha estado em Bom Jesus do Itabapoana-RJ em 2012, fazendo intervenções com poemas de Pablo Neruda, a convite de Paula Bastos(irmã do Dr. Gino), e colega de trabalho no IFF.

Foi uma travessia por 13 cidades, do Estado do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais, onde passamos pela cidade de Itaguara. Lá além de Oficina de Poesia, fiz algumas intervenções poéticas em espaço culturais da cidade, bem como em todas as outras cidades que passamos. Como em Pedra Dourada, também em Minas que me deixou saudades.

Em Itaguarera,  João Guimarães Rosa, viveu por 2 anos, depois que concluiu  curso de medicina em Belo Horizonte-MG e antes de escrever Grande Sertão Veredas. Itaguara mantém vivo, e muito bem cuidado um pequeno museu em homenagem a sua memória e a sua passagem por lá.

*

Em 2015, lanço em edição artesanal, (50 exemplares), produzido por um dos meus primeiros diretores de Teatro, Winston Churchil Rangel o livro SagaNAgens Fulinaímicas,  com prefácio de Tanussi Cardoso. Os  lançamentos acontecem no FDP em Campos dos Goytazes e em Bento Gonçalves-RS, na livraria do Maneco, durante a programação do Congresso Brasileiro de Poesia, com intervenções poétgicas minhas e da minha querida May Pasquetti. 

Em 2018 publico boa parte dos poemas do SagaraNAgens Fulinaímicas no livro Juras Secretas editado pela Penalux, e o poema ganha música de Reubes Pess.

 

Artur Gomes

Leia mais no blog

Sagaranagens Fulinaímicas

https://suorecio.blogspot.com/

* 

clique no link paraver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=Q3DCYBN14XQ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SagaraNAgens fulinaímicas

Jura Secreta 18   te beijo vestida de nua somente a lua te espelha nesta lagoa vermelha porto alegre caís do porto barcos navios...