domingo, 25 de setembro de 2022

testemunho

 

foto: Welliton Rangel 

Artur Gomes – testemunho

poeta.ator.produtor cultural. diretor de teatro. cineasta.

 

eu venho da tipografia tradicional, onde para o ato de imprimir tínhamos que catar tipos. acredito que o meu fazer poético nasceu também dessa experiência que me acompanhou por 4 anos durante o ensino Fundamental na Escola Técnica Federal de Campos (hoje IFF), e por mais 20 anos, como linotipista na Oficina de Artes Gráficas da mesma Escola Técnica Federal de Campos.

Quando me compreendi poeta, e ao mesmo tempo sendo linotipista, aproveitei esse conhecimento para digitar na própria Linotipo os meus primeiros poemas, e imprimir em formato livro: Um Instante No Meu Cérebro - 1973.

 

Com o teatro, aprendi a trazer a palavra escrita para a oralidade, a Poesia Falada, e quando criei em 1983 o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira, o meu objetivo era já, trazer a poesia para as múltiplas plataformas possíveis para a sua comunicação com o outro.

 

Além das plataformas papel/corpo, levei um tempo imprimindo poesia em tecido, madeira, vidraças, muros, paredes, árvores, postes, e como disse Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas, a vida é etc, etc, etc...

 

Desde então utilizo das mais diversas possibilidades de linguagens onde possa estar com poesia, e isso me levou ao áudio visual, que é a extensão de tudo que já fiz, e tudo o que faço hoje tentando levar a Poesia aos mais ínfimos territórios do planeta.


 Campos ex-dos Goytacazes, 25 de novembro de 2016.




Até onde teus segredos me aceitam?
Até quando teus mistérios me pertencem?
Até onde teus silêncios tem meus gritos?
Quando me deixas aflito
Perco o chão por onde pisa
Por onde teu pé desliza
Que não sei quando ele está?
E se perco teus pés de mim
     Por onde vou caminhar?


Jura secreta 1

a língua escava entre os dentes
a palavra nova
fulinaimânica/sagarínica
algumas vezes muito prosa
outras vezes muito cínica

tudo o que quero conhecer:
a pele do teu nome
a segunda pele o sobrenome
no que posso no que quero

a pele em flor a flor da pele
a palavra dandi em corpo nua
a língua em fogo a língua crua
a língua nova a língua lua

fulinaímica/sagaranagem
palavra texto palavra imagem
quando no céu da tua boca
a língua viva se transmuta na viagem

Artur Gomes
do livro Juras Secretas
Editora Penalux - 2018

 

imagem: Felipe Stefani

 

 

 Campos ex-dos Goytacazes, 25 de novembro de 2016.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...