quinta-feira, 27 de outubro de 2022

íntima foto.grafia

 


grafitarei na tua blusa

minha íntima foto.grafia

meu poema em linha reta

natural antropofagia 

enquanto eu for poeta

para esta musa

não faltará poesia ins-piração

concreta sem metáforas

como flechas de cupido

diretas ao coração


Teatro do Absurdo

 

o quarteto da hipotenusa

versus o quadrado do quarteto

da hipotenusa a musa no quadrado

do retrato fosse apenas fotografia

 

mas não sendo hipotenusa

somente musa algaravia

 

uma palavra mais que estrada

sendo musa multi via

me levou nessa jornada

para fora da bahia

 

todos os santos mar aberto

no abismo a fantasia

de querer musa entretanto

muito mais que poesia

 

 muitas vezes

 descrevo minha musa

num poema menos lírico

mais intenso

mais irônico menos penso

muitas vezes    

 quero estar em  alfa

mas estou em beta

a massa do abstrato

na argamassa do concreto

minha musa é linha curva

não  poema em linha reta 


algo no teu ser é fogo aceso

grande sertão em chamas

no íntimo teu coração é mar

veredas do amor primeiro

rio que ficou por mergulhar


                           Muitas vezes

penso a travessia

para outra margem do rio

a terceira de Guimarães

Rosa ou Diadorim quem sabe

lá me espera em verso ou prosa

muitas vezes

traço um itinerário tortuoso

uma trilha torta

que vai dar num beco sem saída     

mas sempre volto

outra musa encontro

o que refaz a minha vida 


esfinge agora perto

 

porto alegre cais do porto

ela me veio assim

em um dia meio torto

uma sexta feira de quase

acalmar os meus instintos

meus teatros absurdos

querendo conhecer Rúbia Querubim

meus Retalhos Imortais do SerAfim

mal sabe ela - esfinge agora perto

é que me instiga o ponto certo

para tirar leite das pedras

nos seios desse deserto

 

Artur Gomes

https://porradalirica.blogspot.com/



FlorBela ultimamente era quem estava me inspirando como a mulher dos sonhos as vezes ponho poesia em tudo que vejo até nas coisas que me provocam indignação nas coisas também que me excitam me transpiram me piram por não ter o direito de  tocá-las aí fica essa distância esse te amo em segredo mas não tenha medo pode doer pode sangrar e feri fundo mas é razão de estra no mundo nem que seja por segundo  por um beijo mesmo breve porque te amo no sol no mar na neve 



Revirando A Tropicália

 

geleia geral arte que renasce

como grão de uma semente

plantada ao chão que Deus me deu

sempre Nu cio

ela moça que mora longe

me lança a flecha do outro lado do rio

Itabapoana Pedra Pássaro Poema

música da Tropicália

a sinfonia das águas


ouvidos negros milos trumpe nos tímpanos

era uma criança forte como uma bola de gude

era uma criança mole como uma gosma de grude

tanto faz como tanto fez

era uma anti-versão de blues

nalguma night noite uma só vez

ouvidos black rumo premeditando o breque

sampa midinight ou aversão de brooklin

não pense aliterações em doses múltiplas

pense sinfonia em rimas raras

assim quando despertas do massificado

ouvidos vais ficando dançarina rara

ao ter-re arte nobre minha musa Odara

 

ao toque dos tambores ecos suburbanos

elétricos negróides urbanoides gente

galáxias relances luzes sumos pratos

delícias de iguarias que algum deus consente

aos gênios dos infernos que ardem gemem arte

misturas de comboios das tribos mais distantes

de múltiplas metades juntas numa parte



A Rosa do Povo

para Drummond, Darcy Ribeiro e Oscar Niemayer  in Memória

 

a rosa de Hiroshima ainda fala

a rosa de Hiroshima ainda cala

Frida e seus cabelos de aço

Picasso pintou Guernica

e quando os generais de Franco

lhe perguntaram:

- foi você quem fez isso? :

ele prontamente respondeu

- não, foram vocês quem fizeram.

 

Agora trago a Rosa do Povo

para os dias de hoje nesse Templo escuro

quem poderá viver nesse presente?

quem poderá prever nosso futuro?

nem Zeus nem o diabo que os carregue

eu quero um reggae um arte lata

a vida é muito cara nada barata

eu sou Drummundo Curumin - no fundo 

Tupã Rebelde não pede  arrego

poesia é pra tirar o teu conforto

poesia é pra bagunçar o teu sossego

 

Artur Gomes

https://porradalirica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...