sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Por Uma Quarta Na Feira

 



Por uma Quarta na Feira

 

Nesta próxima quarta-feira 26 de outubro às 9h estarei fazendo um recital coma  poesia do meu livro PátriA(r)mada, segunda edição, na Feira Literária do Colégio Estadual João Pessoa, em Campos dos Goytacazes-RJ, a convite da minha querida amiga professora e grande atriz Adriana Medeiros de Brito. E conversarei também com os estudantes sobre as múltiplas formas de violência que hoje estraçalham a cultura e as artes. Tema que será abordado também na quinta edição da Geleia Geral – Revirando A Tropicália, na próxima sexta-feira 28, por Aline Portilho e Vera Pletitsch.


Artur Gomes

Leia mais no blog

https://centrodeartefulinaima.blogspot.com/





Oficina Teatro Fotografia e Produção   Audiovisual

Ong Beija Flor – Gargaú

São Francisco de Itabapoana- RJ

Início – sábado -  12 de novembro -  15 às 18h

 

Leia mais no blog

https://centrodeartefulinaima.blogspot.com/



Deusa de Marfim

 

tenho na carne o sal da Lagoa Doce

Angélica um dia me trouxe  areias  

no mar da boca  - manguezal de Gargaú

algas conchinhas mariscos - poema abissal absoluto

 

o canto triste do Macuco

que anda vivo na memória

começo aqui minha história

nos verões dos séculos passados

 

ainda trago guardado

primeiro poema pra musa

FlorBela me espanca me abusa

minha Rúbia Querubim

 

nos carnavais de Guaxindiba

nos fogueirais de Santa Clara

vestida de serpentina

a pele vermelha de cetim

 

ainda trago comigo

os beijos  embriagados

nos bares dos namorados

pelo sertões do mar sem fim

 

paixão água-ardente  brasa viva

punção de um   fogo sagrado

que nunca apagou a chama

profano corpo sem porto

leviano  barco sem cais

 

hoje ainda voa comigo

muitas vezes por São Paulo

Brasília Espírito Santo Guarapari

desde  quando nos encontramos 

na preamar de  Guriri


só acontece com quem ama

não perde tempo – sempre faz

e parte pra deixar saudades

com as bênçãos de Vinicius de Morais

 

Artur Gomes

22 outubro – 2022 

para o livro: O Homem Com A Flor Na Boca : Itabapoana Pedra Pássaro Poema

https://fulinaimargem.blogspot.com/





que as nossas lutas

sejam braços abertos

apontando direções ao mundo

 

levanta meu boi levanta

que é hora de levantar

acorda boi, povo todo

povo e boi tem de lutar

 

Artur Gomes

Do livro - O Boi-Pintadinho – 1980/1981

Adaptado para Teatro de Rua, com  alunos da Oficina de Teatro da ETFC – desfilamos pelas ruas de campos até 1987, quando criamos a Ciranda do Boi Cósmico para comemorar  a eleição   de Luciano D´Ângelo  para a direção da Escola. Além das performances de rua, a  Ciranda do Boi Cósmico foi encenada durante uma semana, no Ginásio de Esportes, com cenário criado pelo então ex-aluno Genilson Paes Soares e o Boi levava em sua  pele branca poesia em movimento, e a sua cabeça foi criada pelo professor de eletro Marco Maciel,  utilizando pequenas engrenagens do laboratório de Eletrotécnica. Os chifres, eram tubos de PVC, e os olhos duas lâmpadas movidas a bateria de 6 volts. Depois disso a ETFC deixou de ser o que  era antes, uma  escola de ensino totalmente tecnológico, para se tornar CEFET e  IFF, com uma rede e cursos voltados para áreas humanas. Desconfio que tem uma pequena contribuição minha aí, para essa transformação.

 

Leia mais no blog https://centrodeartefulinaima.blogspot.com/




Mana Chica do Caboio

 

bom dia meu anjo azul

a moça mais linda que veio

do Rio Grande do Sul

 

palavras pessoas poemas

prendas da minha história

quando vivas na memória

levo pro papel pro palco pro cinema

 

vem minha moça bonita

já não somos castos

o sangue escorre nas veias

abertas as nossas feridas

 

a roda gira gigante

ó minha prenda querida

a lenda mais em/cantada

pelos cantadores da vida

 

a roda gira não para

essa serpente atrevida

poema pulsa universo

e a moça dançou no arroio

e veio  do Rio Grande pra festa

 da Mana Chica do Caboio

 

anjo de azul vermelho

mana chica no espelho

saia de renda rodada

 abre a roda ventania

onda do mar me vem dela

 inspiração poesia

 

e para cantar esses versos

a todos pedimos apoio

:

 

Mana Chica Mana Chica

Mana Chica do Caboio

Quem nunca comeu pimenta

Não sabe que coisa é moio

 

Artur Gomes

Geleia Geral – Revirando A Tropicália

Leia mais no blog https://fulinaimacentrodearte.blogspot.com/

 

Lançamento do livro dia 28 – 19h – outubro – 2022 – na Santa Paciência – Casa Criativa – Geleia Geral – Revirando A Tropicália – Rua Barão de Miracema, 81 – Campos ex-dos Goytacazes-RJ

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

uma menina chamada Beth Araújo

  Esse espaço tem "mil"textos fantásticos. Poesia ? Prosa ? Não importa ! Imponderáveis,   não há como definí-los. A construção po...